Em conjunto com o Hóquei em Patins e a Patinagem em Velocidade, a Patinagem Artística é umas das modalidades centrais do clube tornando-o assim numa das referencias nacionais em patinagem.

A Patinagem Artística é uma modalidade desportiva constituída basicamente por três elementos específicos – o do domínio dos Patins ou Patinagem, o da Execução Técnica ou Elementos Técnicos Figurativos e o da Arte ou Adaptação Interpretativa e Representativa.

Para além destas particularidades, a especificidade da sua Técnica associada à Arte na interpretação e representação coreográfica, constituem um todo que permite “quadros” estéticos e artísticos de rara beleza e únicos.

Alcançar, contudo, o domínio suficiente destas técnicas e o seu aperfeiçoamento a níveis que possam ser apresentados em público nos recintos onde esta Modalidade Desportiva é sublimada e objetivamente se converte numa Arte, EXIGE por parte do atleta uma disponibilidade Temporal, Física e Mental TOTAL que muitos poucos estão preparados para abraçar, e mesmo para os que a tal se decidem, terão pela frente no mínimo uma dezena de anos de trabalho e várias horas de treino diário, para que os primeiros resultados possam ser visíveis.

Associar a música aos gestos e à forma de expressão, bem como dominar os elementos técnicos e integrá-los na coreografia, de forma harmoniosa e artística, exige um perfeito domínio do corpo, um trabalho sempre contínuo, renovado e persistente, e uma procura/apuramento permanente.

São indissociáveis quer a virtuosidade técnica, quer a música e a coreografia, e constituem um todo que quando alcançado, permite atingir o objetivo, embora sem ser definitivo.

A procura/apuramento permanente da perfeição, conduzirá os atletas para o enaltecimento em outras áreas complementares, na Dança, na Música e na Execução Técnica, no sentido de um melhor apuramento das suas sensações, do enriquecimento dos seus conhecimentos e formação da sua personalidade.

Para mais informações contacte a secretaria do Parede FC ou directamente pfc_patinagem_artistica@sapo.pt

« 5 de 6 »

MARIA GOMES ATLETA DO PAREDE FOOT-BALL CLUBE PATINAGEM ARTÍSTICA

Começou com 9 anos, no Parede Foot-Ball Clube, apenas com 6 anos de patinagem consegui conquistar tudo que havia para conquistar a nível Nacional.
A atleta Maria Gomes representou por 4 vezes a seleção nacional aonde obteve por 2 vezes o 4 lugar na taça da europa, foi campeã nacional.